VW 24-280 - Dados TécnicosPor Álvaro H. Metzger
Volkswagen Constellation é uma
linha de caminhões de médio e de grande porte, com peso bruto de 13-57
toneladas. É produzida em Resende, RJ, e é destinada principalmente ao mercado
sul-americano e africano. Lançada em setembro de 2005, foi projetada em um
rigoroso teste de 7 milhões de fases ao longo de um período de quatro anos.
O VW Constellation 24.280 (6×2 e
6x4) oferece conforto, economia e durabilidade e é um dos modelos mais versáteis
e robustos da Volkswagen.
É importante destacar as
novidades e os destaques desse caminhão que é ideal para o transporte
rodoviário de cargas. Acompanhe!
O VW Constellation 24.280 6×2 e
6x4 é equipado com um motor MAN D08 de seis cilindros, que entrega uma potência
máxima de 277 cv e um torque máximo de 1.050 Nm.
Esse motor tem tecnologia EGR,
que dispensa o uso do Arla 32, e conta com sistema de pós-tratamento de gases
SCR. Assim, ele reduz as emissões de poluentes e garante mais espaço no chassi,
pois elimina a necessidade de tanque extra.
Além disso, o motor tem baixo
consumo de combustível e ótimo desempenho em qualquer situação.
Para facilitar a condução do
caminhão, o VW Constellation 24.280 6×2 e 6x4 oferece duas opções de
transmissão: a automatizada V-Tronic de 10 marchas ou a mecânica de 9 marchas.
A transmissão automatizada tem
trocas inteligentes, que se adaptam ao perfil da rota e do motorista,
economizando até 5% do consumo de combustível. Já a transmissão mecânica tem
engates precisos e macios, que garantem mais conforto e segurança.
O VW Constellation 24.280 Mt
6×2 e 6x4 também se destaca pelo seu design moderno e funcional.
Para quem quer ainda mais sofisticação
e exclusividade, o VW Constellation 24.280 6×2 e 6c4 conta com o pacote prime,
que inclui itens de série que tornam a viagem mais confortável, como Ar-condicionado, rádio, banco do motorista com
suspensão pneumática, vidros, travas e retrovisores
elétricos.
Além disso, o pacote prime
também é equipado com a cabine Constellation, referência no mercado pela sua
ergonomia, espaço interno e isolamento acústico. Ela é oferecida em três
versões: Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto.
Ficha Técnica simplificada:Motor: MAN / D08 36 280
Cilindrada: 6871 cmᶟ
Tipo de Injeção: Common rail
Torque máximo: 1.050 Nm @ 1.100 - 1.700 RPM
Potência máxima: 277 @ 2.300 RPM
Sistema elétrico/bateria: 24volts/-2 x 135ah/12v 35a
Caixa de câmbio: V-Tronic
N° de marchas: 9 à frente (sincronizadas) e 1 à ré
Eixo dianteiro:
- Fabricante: SIFCO
- Modelo: 13K
Eixo Traseiro Motriz
- Fabricante: Meritor
- Modelo: MS-23-155
Suspensão:
- Dianteira Molas semi-elípticas de duplo estágio, amortecedores hidráulicos
telescópicos de dupla ação, barra estabilizadora
- Traseira Eixo rígido motriz e eixo auxiliar, tag-tanden tipo balancim com suspensor eletropneumático para o eixo auxiliar,, molas semi-elipticas assimétricas trapezoidais
Freios: a ar, misto, óleo nas 4 rodas
Pneus (recomendado) : 275/80R22.5 295/80R22.5 (opc.)
Peso bruto total (homologado): 23.000 kg
Assista o vídeo desta matéria, clicando na imagem abaixo.
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