MB 1113 Uma história de sucesso da Mercedes-Benz

 


MB 1113 - Uma história de sucesso da Mercedes_Benz

Por Álvaro H. Metzger

Para inaugurar oficialmente o blog “CAMINHÕES E UTILITÁRIOS – DADOS TÉCNICOS”, nada mais justo do que apresentar um dos caminhões mais populares e mais vendidos no Brasil e que se tornou a “vedete” dos caminhoneiros e apaixonados pelos pesados: o Mercedes-Benz MB 1113.

Mas antes de falar sobre essa maravilha do mercado nacional, é preciso fazer um breve comentário sobre o seu antecessor, o MB 1111. Este modelo representou o primeiro grande sucesso da Mercedes-Benz no Brasil e teve sua fabricação iniciada em 1964.

Anos mais tarde, já na década de 1970, a fábrica alemã decide lançar o novo modelo, o 1113, com algumas mudanças, com relação ao modelo anterior. A primeira é a cabine. O 1113 tem a mesma cabine do 1111 mas com a diferença de vir sobre molas e dois amortecedores de dupla ação, o que lhe deu um conforto que nenhum outro caminhão podia oferecer.

A segunda grande mudança está no motor. Equipado com um MB OM-352 LA, o 1113 ganhou injeção direta e 9 cavalos a mais, passando dos 121 CV, do 1111, para 130 CV. Isso lhe garantiu maior força de tração e, consequentemente, maior capacidade de carga.

O que era bom, ficou melhor: o 1111 já era conhecido pelo baixo custo de manutenção e das peças de reposição mas o MB 1113 também passou a ter o custo operacional mais baixo, o que colaborou para transformá-lo em sucesso absoluto de vendas, atingindo a marca de mais de 200 mil unidades vendidas no Brasil e mais de 12 mil unidades exportadas (Dados do DENATRAN).

O sucesso do 1113 colocou a Mercedes-Benz entre as empresas do ramo com mais confiabilidade e estabilidade, dentro e fora do Brasil.

Acredita-se que ainda existam mais de 180 mil unidades rodando pelo país.

 

Para baixar a Ficha Técnca completa do MB 1113, clique aqui.

Para baixaro Manual do Usuário do MB 1113, clique aqui.


Para assistir o vídeo desta matéria, clique na imagem abaixo (depois da Ficha Técnica Simplificada)


Ficha Técnica simplificada do MB 1113:

 

Motor: OM352 - Diesel


Cilindrada: 5675 cm


Tipo de Injeção: direta 6 cilindros em linha

 

Torque máximo: 37 mkgf a 2000 rotações por minuto 


Potência máxima: 130 cavalos a 2800 rpm


Sistema elétrico/bateria/alternador: 12volts/1 x 135ah/12v /14volts 35a


Caixa de câmbio: MB g3/36-5/8,98 de 2 marchas e 5 velocidades


Redução do eixo traseiro: i=6,143 (43:7) nas versões l e ls e i:6,857 (48:7) na versão lk


Suspensão dianteira: feixe de molas parabólicas e amortecedores hidráulicos 


Suspensão traseira: feixe de molas semielípticas e molas auxiliares


Freios: a ar, misto, óleo nas 4 rodas


Pneus (recomendado): 275 / 80r 22,5 ou 9.00r 20 pr12


Peso bruto total técnico: 12000 kg na versão 4x2 e 19.000 kg  na versão 6x2 


Peso bruto total - lei da balança: 11000kg na versão 4x2 e 16.000 quilos no 6x2.


Para assistir o vídeo desta matéria, clique na imagem abaixo:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORD cARGO 816 - DADOS TÉCNICOS

VW 24-280 - Dados Técnicos